quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tuitaço pelos 10% do PIB para a educação alcança 50 mil tuítes


 

Tuitaço pelos 10% do PIB para a educação alcança 50 mil tuítes


Em três dias, a hashtag (palavra-chave) #PNEpraVALER chegou aos  Trending Topics de cidades como Manaus, mostrando que todo o Brasil  está mobilizado por um Plano Nacional de Educação com 10% do PIB para a educação.

Brasil, 31 de maio de 2012.
Enquanto organizações da sociedade civil lotavam o plenário 12 da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira, 30, outras centenas de pessoas se mobilizavam pelo twitter a favor do investimento de 10% do PIB para a educação pública no Brasil.
Durante a leitura do relatório do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que ocorreu nos dias 29 e 30 de maio, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação promoveu a mobilização virtual “Tuitaço pelos 10% do PIB para a educação”. O objetivo foi pressionar os parlamentares da Comissão Especial que analisa o PNE a votarem pelos 10% do PIB, além de trazer a sociedade brasileira para o debate sobre o financiamento da educação pública no país.
Centenas de professores, estudantes, organizações sociais, parlamentares, artistas e jornalistas tuitaram em favor dos 10% do PIB para a educação utilizando as hashtags #VOTA10 e #PNEpraVALER,  esta última que alcançou os Trending Topics de capitais como Manaus, na região norte do Brasil.
Dentre as pessoas que tuitaram o mote #VOTA10 e #PNEpraVALER destaca-se o rapper MV Bill, que há duas semanas se juntou à causa, quando participou do 5º Fórum Nacional Extraordinário da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) (veja matéria aqui). “Na torcida e na pressão para que o PNE seja bem apresentado, apreciado e aprovado”, disse o rapper em sua rede de compartilhamento.
 A jornalista Astrid Fontenelle também colaborou com a mobilização tuitando “#VOTA10 pela educação das próximas gerações, que poderão melhorar a política brasileira”, que teve vinte e três compartilhamentos.
Alguns deputados e deputadas da Comissão Especial que analisa o PNE também participaram do movimento. Em sua conta do twitter, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que “base do governo teme que posição por 10% do PIB seja majoritária #PNEpraVALER!”. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também enfatizou a posição de seu partido dizendo “#PNEpraVALER, bancada PCdoB reiterou: Para um Projeto de desenvolvimento nacional, 10% do PIB para Educação”. O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) e a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) também retuitaram mensagens encaminhadas a eles.
A rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, formada por mais de 200 instituições, obteve forte atuação durante a mobilização, fazendo com que pessoas de todo o Brasil participassem. 
Diante dessa grande mobilização, o Governo já dá sinais de que pretende negociar o montante de investimento público em educação pública. Veja a matéria “Com receio de ser derrotado, governo desmobiliza a votação do novo PNE”.
O que é o movimento “PNE pra Valer!” – Assim que a proposta de PNE foi divulgada pelo Poder Executivo Federal, em dezembro de 2010, um amplo e plural grupo de pessoas, organizações, redes e movimentos, coordenados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, constituíram o movimento “PNE pra Valer!”. Este movimento, com representação em todo o país, vem se dedicando a analisar o projeto de Lei do novo plano educacional e a produzir estudos e emendas com o intuito de estabelecer um importante e decisivo marco rumo à universalização do direito à educação pública de qualidade para todos e todas no Brasil. Mais informações:www.pnepravaler.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário