sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Entidades educacionais expressam contrariedade à nomeação de Cláudia Costin para a SEB


Entidades educacionais expressam contrariedade à nomeação de Cláudia Costin para a SEB

Professores, movimento da educação infantil e trabalhadores da educação divulgam posicionamentos contrários à indicação de Cláudia Costin para a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC)


http://arquivo.campanhaeducacao.org.br/imagens/costin_site.jpg
(Imagem/Portal Aprendiz)

Nos últimos dias, parte significativa do movimento educacional brasileiro expressou contrariedade com a possível ida de Cláudia Costin, atual secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, para a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC (Ministério da Educação). Segundo veículos de imprensa, Costin foi cogitada pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, após o titular da SEB, César Calegari, pedir demissão alegando razões pessoais. A nomeação, porém, ainda não foi confirmada.

Professores lançam abaixo-assinado

Em abaixo-assinado, professores como Dermeval Saviani (Unicamp), Gaudêncio Frigotto (UERJ) e Roberto Leher (UFRJ) contestaram a nomeação de Costin, afirmando que a atual secretária de educação do Rio de Janeiro tem visão privatista. “Se confirmada Cláudia Costin à frente da Secretaria de Educação Básica, é esperada a descaracterização da educação fundamental e média com o apagamento do professor e do aluno como sujeitos históricos. Costin faz parte de um grupo de intelectuais que seguem a férrea doutrina do mercado, onde tudo vira capital, inclusive as pessoas”, afirma o texto da petição remetido a sindicatos da educação, escolas municipais, estaduais e eederais, universidades públicas, entidades acadêmicas e ao Ministério da Educação.

Em 24 horas, o abaixo-assinado "Cláudia Costin, NÃO"! já acumulou mais de 2.800 assinaturas. Clique aqui.

CNTE também se posiciona contra nomeação

O presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão, afirma que o perfil da secretária não condiz com o atual projeto de educação de Dilma Rousseff. “O projeto de Costin não é aquele que foi vitorioso nas eleições”, disse.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (21/11), a CNTE criticou a nomeação, exigindo do MEC coerência, já que a ida de Costin seria contraditória à luta dos sindicatos contra as políticas neoliberais idealizadas pela secretária na década de 1990, quando foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo a nota, a indicação de Costin é preocupante pois “a pauta neoliberal seguramente comandará (ainda mais) os currículos e as políticas de organização dos sistemas de ensino básico no país. Pior: a estrutura privatizante da educação de nível superior, levada a cabo nas reformas neoliberais, agora poderá espraiar-se pela educação básica”.(veja aqui a nota da CNTE)

Movimento da educação infantil questiona indicação

Para a dirigente do Mieb (Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil), Marlene dos Santos, os profissionais de educação infantil consideram que é importante que a SEB seja ocupada por alguém que dê continuidade a um projeto que olhe para a educação infantil como primeira etapa da educação básica, e Costin, pela experiência no RJ, não teria essa preocupação.

Em Carta Aberta direcionada a Mercadante, o Mieib também demonstra a preocupação do setor. “Expressamo-nos contrários a indicação da Secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, assumir a Secretaria de Educação Básica, por defender políticas, programas e ações que fragilizam a identidade e os princípios da Educação Infantil presentes nas orientações e no marco legal educacional vigente no Brasil”, afirmou o Mieib. (veja Carta Aberta do Mieib)

Veja também

Portal Aprendiz: Professores rejeitam nomeação de Claudia Costin para a Secretaria de Educação Básica

Portal Vermelho: Professores rejeitam nomeação da privatista Cláudia Costin no MEC



Jessica Moreira
Assistente de Comunicação Social
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Rua Mourato Coelho, 393 Conj. 04
CEP 05417-010 - São Paulo - SP
PNE pra Valer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário