domingo, 13 de março de 2011

Provão para o professor

MEC vai testar docentes em prova anual, cuja primeira edição deve
ser realizada já em 2012
Brasília - O Ministério da
Educação publicou no Diário Oficial
da União portaria que institui a prova
nacional de concurso para o ingresso
na carreira docente, que será
realizada uma vez por ano, de forma
descentralizada, em todas os
estados. O Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais
(Inep) será o responsável pela
coordenação e aplicação da prova,
prevista para 2012.
A participação do professor é
voluntária. O uso dos resultados
para seleção de docentes pelas
redes estaduais e municipais se dará
por adesão ao exame. A realização
da prova nacional tem uma série de
objetivos. Entre eles, subsidiar as
redes públicas de educação na
realização de concurso para
admissão de docentes e conferir
parâmetros de auto-avaliação aos
participantes.
A regulamentação da prova
nacional de avaliação de
professores, segundo o ministro
Fernando Haddad, resulta de um
pacto celebrado por entidades
ligadas à formação de docentes em
conjunto com o Conselho Nacional
de Secretários de Educação
(Consed), a União Nacionaldos
Dirigentes Municipais de Educação
(Undime), a Confederação Nacional
dos Trabalhadores em Educação
(Cnte) e o MEC.
Inicialmente, a ideia é que ela
fosse aplicada em 2011, mas a
primeira edição será no ano que vem,
adianta Haddad. ´A conclusão de
vários estudos é de que as provas
de concurso, em geral, são mal
elaboradas do ponto de vista da
seleção de quem vai trabalhar em
sala de aula, elas não definem
claramente qual é o perfil do bom
professor. Precisamos legitimar uma
matriz de referência que possa ser
usada inclusive por aqueles que que
não queiram se valer da prova
nacional`, defende. Segundo o
ministro, anualmente cerca de 100 mil
professores ingressam na rede
pública. Ele acredita que a matriz
pode servir de referência para que
estados e municípios melhorem seus
processos seletivos.
A prova vai avaliar o profissional
a partir de três dimensões: profissão
docente e cidadania, trabalho
pedagógico e domínio dos
conteúdos curriculares. Serão
exigidos conhecimentos em temas
como políticas educacionais,gestão
do trabalho pedagógico, além do
domínio dos conteúdos como língua
portuguesa, matemática, história e
artes.

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