segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Educação Infantil: COEDI/MEC, UFSCar e CEERT preparam orientação curricular, rede e materiais de apoio


Reunião realizada no último dia 10 de fevereiro, em São Paulo, da qual participaram a COEDI - MEC, a UFSCar, o CEERT e parceiros, deu formato final à estratégia de mobilização e cronograma para implementação da Rede Nacional para a Igualdade Etnicorracial na Educação Infantil.
            A Rede integra um conjunto de produtos e ações que estão sendo preparados pelo CEERT, conforme contrato assinado com a UFSCar e apoiado pela Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica/MEC.
            Os produtos e ações podem ser agrupados do seguinte modo: a) três textos de referência analítica, conceitual e normativa para professores e gestores, a serem publicados em formato de livro; b) conteúdo para curso de formação continuada para professores e gestores, formato e-learning e materiais audiovisuais de apoio ao professor e comunidade; c) formação da Rede Nacional para a Igualdade Etnicorracial na Educação Infantil.
            Caberá à Rede a difusão de conteúdos e proposições de métodos e técnicas para práticas pedagógicas de valorização da diversidade etnicorracial na educação infantil. Ela deverá contribuir também para a organização e o fortalecimento de um campo de ação técnica e política em torno do tema, conscientizando e mobilizando professores, gestores e comunidade, bem como indicando parâmetros de parceria entre sociedade e poder público, inclusive para o monitoramento de políticas públicas.
            Os participantes da reunião deliberaram ainda que uma das primeiras iniciativas da Rede será deflagrar o debate e a elaboração coletiva de uma pré-proposta provisoriamente intitulada “Orientações Curriculares para a Valorização da Diversidade Etnicorracial na Educação Infantil”.
            Trata-se de uma iniciativa que pretende fomentar o debate em torno desta estratégica temática e subsidiar a elaboração de um esboço de documento a ser apresentado futuramente ao MEC, inclusive ao Conselho Nacional de Educação.
            Nos próximos dias, serão distribuídos três documentos com o objetivo de balizar a discussão sobre orientações curriculares: um texto introdutório do CEERT sobre a natureza, estrutura e finalidade das orientações curriculares; um paper escrito pelos professores Hédio Silva Jr., Lucimar Rosa Dias e Maria Aparecida Silva Bento, apresentado na última reunião da ANPEd, e um artigo de autoria da Profa. Lucimar Rosa Dias.
            O trabalho de formação da rede e elaboração da pré-proposta de orientações curriculares prevê ainda a realização de cinco encontros regionais, sendo que dois deles já têm data programada: em abril deverá ocorrer um encontro em Belo Horizonte e em junho em Salvador.
            Participe deste trabalho: sua colaboração é imprescindível para que a educação infantil cumpra seus objetivos constitucionais e atue efetivamente para que nossas crianças aprendam desde cedo a valorizar a diversidade e comprometer-se com a igualdade etnicorracial.
Sinta-se a vontade para divulgar esta iniciativa entre sua rede de contatos, enviar textos pertinentes e tomar qualquer outra iniciativa que lhe pareça oportuna.

Participantes da reunião:

Rita Coelho, Coordenadora de Educação Infantil/SEB/MEC
Valter Silvério e Anete Abramowicz, professores da UFSCar
Maria Aparecida Silva Bento e Hédio Silva Jr., Diretores Executivos do CEERT
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Coordenador do GT-21 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR
Silvia Maria Pereira de Carvalho e Maria Virgínia Gastaldi, respectivamente Diretora e Coordenadora do Instituto Avisa Lá
Leonor Franco Araújo, professora da UFES
Marly Silveira, Consultora do CEERT e Professora da UnB
Lucimar Rosa Dias, Consultora do CEERT e Professora da UFMS
Waldete Tristão, Consultora do CEERT
Carolina de Paula Teles Duarte, Consultora do CEERT
Mário Rogério Silva, Sociólogo; Shirley dos Santos, Psicóloga; Angela B. C. L. de Mello, Psicóloga; Daniela Martins Pereira Fernandes, Psicóloga; Edison da Silva Cornélio, Administrador e Ana Claudia Mielki, Jornalista, equipe do CEERT.

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