quinta-feira, 4 de julho de 2013

UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA ENTUSIASTAS DA MATEMÁTICA E FUTUROS PROFESSORES

O CÍRCULO DA MATEMÁTICA DO BRASIL - UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA ENTUSIASTAS DA MATEMÁTICA E FUTUROS PROFESSORES

Fãs da matemática (alunos de graduação, de pós da matemática e disciplinas relacionadas, ou da pedagogia) são convidados para participar de um projeto piloto para ensinar matemática para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas em Belém, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo durante setembro-novembro de 2013, seguindo a abordagem revolucionária do "The Math Circle" desenvolvida pelos professores da Universidade de Harvard, Bob e Ellen Kaplan. A dedicação requerida é de 20 horas por semana durante esses meses além da participação nas capacitações. A remuneração é de R$ 1000 por mês.

Os(as) candidatos(as) devem falar inglês. A razão para isso é que os(as) 50 selecionados(as) irão participar de um treinamento de uma semana liderado por Bob e Ellen Kaplan, em Porto Alegre de 29 de julho a 2 de agosto de 2013. Todos os gastos (viagem, hospedagem e alimentação) durante a capacitação serão pagos pelo projeto.

O Círculo da Matemática é um programa de exploração e despertar ao aprendizado da matemática que visa fazer com que as crianças gostem e desenvolvam suas potencialidades de uso da matemática. No Círculo da Matemática as crianças ficam em classes com 7-10 alunos(as), trabalhando em problemas de forma participativa dentro de um ambiente harmônico. A abordagem do Círculo da Matemática pede aos professores que "deixem seus estudantes fazerem as perguntas, sugerirem, inventarem, explorarem, errarem e se auto-corrigirem, com somente orientações suaves: sem dizer 'não' para respostas erradas, sem sorrisos para aqueles que estão certos e sinais de desaprovação para aqueles que erram. Tratar seus estudantes como seus iguais -de fato, como amigos em uma conversa durante um jantar- não é facil para muitas pessoas, mas no fim o resultado é muito recompensador".

O projeto 'O Círculo da Matemática do Brasil', financiado pelo Instituto TIM, oferece uma oportunidade única para pessoas que gostam da matemática e para futuros professores de matemática para desenvolverem capacidades que inspirem, orientem e despertem habilidades matemáticas nas crianças. Elas precisam amar e não temer a matemática, de tal modo que o aprendizado da matemática seja produtivo e divertido e não somente um privilégio dos mais ricos. O 'Círculo da Matemática do Brasil' pretende fazer a diferença para milhares de crianças brasileiras, ajudando-as a ir para frente na escola e na vida.

Para se inscrever, por favor, envie um breve CV (não mais que 2 páginas) para a Gerente do Projeto, Angels Varea, paraangelsvarea@gmail.com antes de 10 de julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário