sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (29) um pacote de ações do governo federal para promover a educação nos municípios do país

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (29) um pacote de ações do governo federal para promover a educação nos municípios do país. Entre elas, a construção de creches pré-moldadas com entrega em prazo reduzido, mais recursos para prefeituras que matricularem crianças beneficiárias do Bolsa-Família em creches, e a entrega de mais 2 mil ônibus para transporte escolar em áreas rurais.
“Não existe herança melhor para o nosso país do que a execução de projetos que invistam na educação da nossa população”, afirmou. O ministro também reiterou o compromisso assumido pela presidenta Dilma, durante o encontro com os prefeitos na segunda-feira (28), de destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação.
“É preciso que o Brasil entenda que esta é uma riqueza não renovável, que as futuras gerações não terão acesso, e que nós precisamos dar a ela um destino nobre, que mude a realidade do país. E o melhor caminho para mudarmos a nossa realidade é vincularmos 100% dos recursos dos royalties para a educação”, destacou.
As novas creches que podem ser instaladas nos munícipios têm prazo de entrega de seis meses. Antes, pela maneira tradicional, o tempo de construção das unidades chegava a um ano e seis meses. Em relação aos recursos destinados às prefeituras, o ministro destacou que o governo vai repassar o valor de 50% a mais de recursos do Fundeb para cada criança matriculada em creche, de família beneficiada pelo Bolsa-Familia. Nesse caso, os recursos da merenda escolar também aumentam em 66% por criança.
Educação Integral - A meta do governo era atingir até o final de 2014, 30 mil escolas com educação integral. Esse número foi alcançado ainda em 2012. Para o ministro Mercadante, a meta agora é chegar a 60 mil escolas..
O ministro também anunciou que, a partir de agora, o MEC vai passar a ofertar cobertura para quadras esportivas em escolas com mais de 100 alunos. Antes, apenas as com 500 alunos tinham o benefício.
Tablets - O MEC já começou a distribuir cerca de 600 mil tablets aos professores do ensino médio, 24 estados já aderiram ao programa. “Vamos colocar muito conteúdo nesses tablets. Pela primeira vez na história, por exemplo, todos os livros didáticos vão ser digitalizados”, destacou. Ele afirmou ainda que as aulas mundialmente conhecidas do professor Salman Khan, nas disciplinas de matemática, química, física e biologia, também estarão nos tablets.  
Héber Carvalho

Fonte: www.informes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário