segunda-feira, 12 de março de 2012

EDUCAÇÃO EM PAUTA


 

Fique de olho!

Recursos temporários para manutenção das instituições de educação infantil construídas pelo Proinfância estão disponíveis

Os municípios que têm estabelecimentos, como creches e pré-escolas, construídos com recursos federais, em pleno funcionamento ou com 90% das obras concluídas já podem ter acesso aos recursos temporários do Proinfância. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação. Os recursos devem ser solicitados por meio do Simec.
   Leia mais ...

Fique de olho!

Programa define prazo para que escolas expliquem seus projetos

As 2.074 escolas públicas de ensino médio que entraram no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no ano passado têm prazo até 13 de abril para informar ao Ministério da Educação o tipo de projeto que vão desenvolver e o número de estudantes que serão atendidos em 2012. O gestor escolar deve inserir as informações no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec).
   Leia mais ...

Fique de olho!

Encontros do Projovem Urbano 2012 começam a ser realizados

A partir da quinta-feira (8), o Ministério da Educação começa a realizar os encontros do Programa Projovem Urbano 2012. Os encontros têm como objetivo atender os estados e os municípios que aderiram ao programa. As aulas terão início no dia 7 de maio. Os processos de formação são coordenados pela Secadi/ MEC.
   Leia mais ...

Fique de olho!

FNDE troca senhas do Siope

Por motivo de segurança, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está trocando todas as senhas de transmissão de dados de municípios e estados ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE). As senhas antigas já foram canceladas e as novas serão enviadas aos secretários de educação por meio de mensagem eletrônica.
   Leia mais ...

Fique de olho!

MEC e MDS estabelecem parceria para ampliar o acesso ao programa Mais Educação

O Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estabeleceram uma parceria para ampliar o acesso dos beneficiários do Programa Bolsa Família ao Programa Mais Educação, de educação integral. O objetivo deste ano é expandir o Programa Mais Educação para uma seleção de escolas que contam com maioria de alunos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
   Leia mais ...

Fóruns estaduais

Undime Santa Catarina promove Fórum Jubileu de Prata em março

A Undime Santa Catarina completa 25 anos de existência e trabalho neste ano. Para comemorar a data, a instituição realizará o Fórum de Jubileu de Prata. O evento será em Florianópolis, nos dias 14 e 15 de março. Todos os dirigentes municipais de educação podem participar.
   Leia mais ...

Fóruns estaduais

Programe-se: 12º Fórum Estadual Extraordinário da Undime Paraná

A Undime Paraná realizará, em Curitiba, o 12° Fórum Estadual Extraordinário nos dias 26, 27 e 28 de março. Serão discutidos assuntos relacionados a “Educação Municipal de Qualidade: Direito, Legislação e Financiamento”. A ideia é aproveitar a oportunidade para também instituir o Comitê Estadual da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.
   Leia mais ...

Fóruns estaduais

Agende-se – Seminário Internacional Undime MG

A Undime Minas Gerais promove nos 10, 11 e 12 de abril o Seminário Internacional da instituição. A ideia é discutir nos três dias assuntos relacionados ao tema “A gestão Municipal: enfrentamento com Qualidade e Equidade da Educação no mundo Globalizado”. O evento será na capital, Belo Horizonte. As inscrições variam de R$ 300,00 a R$ 500,00.
   Leia mais ...

Projeto de rádio surpreende pela qualidade em Fortaleza

Um projeto de rádio escolar, desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Mozart Pinto, em Fortaleza, tem se destacado pela qualidade dos programas e pelos bons resultados obtidos. No final de 2011, um programa sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) conquistou o primeiro lugar do 5º Prêmio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na categoria Comunicação Popular.
   Leia mais ...

Em vez de se aposentar, professora forma campeões de matemática

Desde que as Olimpíadas Brasileiras de Matemática para Escolas Públicas começaram, em 2005, a organização divulga quais são os professores com mais alunos premiados em todo o Brasil. A cada ano são cerca de 130 nomes. Quando a lista de 2011 foi divulgada, o iG procurou os listados em todas as sete edições e chegou a apenas três heptacampeões. Entre eles, uma professora que poderia estar aposentada, recebendo o mesmo salário em casa, mas todo ano assume novas classes – e nelas surgem campeões da competição.
   Leia mais ...

Mais de 5 milhões de estudantes recebem orientação sobre obesidade

Mais de cinco milhões de alunos de escolas públicas de todo o país devem passar por avaliações nutricionais até a sexta-feira (9). A atividade faz parte da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como objetivo combater a obesidade. Profissionais que fazem parte do Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, vão fazer as avaliações em mais de 22 mil escolas públicas em 1.938 municípios. O alvo são estudantes de 5 a 19 anos.
   Leia mais ...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário