quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Presente pra você professor


Uma variedade de linguagens, de histórias e ficções, de vocabulários, de novas culturas e de novas formas de pensar e agir no mundo. Tudo isso é possível encontrar em bons filmes, ainda mais se eles tratam de temas pertinentes à profissão de quem precisa estar atento ao mundo para apresentá-lo aos seus alunos. Por isso a equipe do Portal Escrevendo o Futuro oferece um presente especial às professoras e professores de todo o Brasil: uma lista de filmes para encantar qualquer educador. São produções de vários países que tratam, de uma forma ou de outra, de educação e da vida de educadores. Tem ficção, suspense, documentário, clássicos. Alguns ainda estão nos cinemas, em locadoras ou disponíveis na Internet. Esta é só a primeira parte da lista, semana que vem tem mais, divirta-se!

DE MENOR
Direção: Caru Alves de Souza
Roteiro: Aleksei Abib, Caru Alves de Souza, Fabio Meira
Elenco: André Nascimento, Ariane Guerra, Caco Ciocler, Diego Pablito, Gilda Nomacce, Giovanni Gallo, Gustavo Brandão, Ingridi Rodrigues Penna, Luci Pereira, Marina Medeiros, Mateus Raia, Maxwell Nascimento, Nanny di Lima, Paula Pretta, Rita Batata, Rui Ricardo Diaz
Produção: Brasil, 2013 (90 minutos)
Sinopse: Helena (Rita Batata) é uma advogada que trabalha na Defensoria Pública. Ela cuida de Caio (Giovanni Gallo), um jovem que passou pela Vara da Infância e Juventude de Santos. O relacionamento dos dois é ótimo, até que Caio comete um crime. O filme traz para as telas um retrato pessoal, além de um debate sobre a redução da maioridade penal no Brasil.

QUANDO SINTO QUE JÁ SEI
Direção: Antonio Sagrado, Raul Perez, Anderson Lima
Produção: Brasil, 2014 (78 minutos)
Sinopse: O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.Projeto independente,  o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula. Durante dois anos, os realizadores visitaram iniciativas em oito cidades brasileiras – projetos que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.

CIDADE CINZA
Direção: Guilherme Valiengo, Marcelo Mesquita
Roteiro: Peppe Siffredi, Felipe Lacerda e Marcelo Mesquita
Produção: Brasil, 2013. (85 minutos)
Sinopse: Filmado durante seis anos, “Cidade Cinza” acompanha o trabalho de artistas como OsGemeos, Nunca, Nina, Ise, Finok, Zefix, entre outros, e seu impacto visual na cidade de São Paulo. O filme registra a história de uma das principais crews de arte de rua de São Paulo, composta pelos grafiteiros Os Gemeos, Nunca, Nina, Ise, Finok, Zefix, entre outros. Mas, ao observar a cidade sob a ótica do grafite, o filme encontrou um personagem muito importante: São Paulo. A cidade caos, a babilônia tupiniquim, a cidade acidente, um não-lugar por excelência. O filme não é um retrato de toda a cena de grafite de SP; não é um resgate de seu histórico. Retrata um dos principais fronts da Paulicéia: as ruas – ao mesmo tempo campo de batalha e ponto de confluência onde a miopia cultural, onde a carência social e a completa falta de planejamento urbano buzinam mais alto. Entre o caos e a descrença paulistana, o grafite é a voz surda e cimentada da cidade brutalista.”

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
Direção e roteiro: Daniel Ribeiro
Elenco: Guilherme Lobo, Fábio Audi, Tess Amorim
Produção: Brasil, 2014
Sinopse: Leo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo novo para a vida dele.

AS MELHORES COISAS DO MUNDO
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi.
Elenco: Francisco Miguez, Caio Blat, Paulo Vilhena, Fiuk, Gustavo Machado, Maria Eugênia Cortez, Denise Fraga
Produção: Brasil, 2010. (118 minutos)
Sinopse: O filme se passa num colégio de classe média em São Paulo, e narra o período de um mês da vida de "Mano", um jovem que vive os altos e baixos da adolescência. Sofrendo crises da adolescência aos 15 anos.

A EDUCAÇÃO PROIBIDA
Direção e roteiro: Germán Doin, Verónica Guzzo
Produção: Argentina, 2012. (minutos)
Sinopse: O longa-metragem argentino, produzido de forma independente e disponível gratuitamente na Internet, mostra 45 experiências de ensino não convencionais. A ideia é incentivar que se repense as metodologias, valorize a diversidade educativa, a liberdade pedagógica e curricular. 

NENHUM A MENOS
Direção: Zhang Yimou
Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Emnan, Sun Zhimei.
Produção: China, 1999 (106 minutos)
Sinopse: Um retrato quase documental da atual situação da classe de estudantes rurais na China. Com uma câmera discreta, e muitas vezes escondida, Yimou registrou o ensino em uma escola rural no interior do país.

O JARRO
Direção e roteiro: Ebrahim Foruzesh
Elenco: Fatemeh Azrah, Behzad Khodaveisi, HosseinBalai, Alireza Haji-Ghasemi
Produção: Irã, 1992 (86 minutos)
Sinopse: Em uma escola do deserto, o jarro que serve para as crianças matarem a sede trinca. Isso mobiliza aspessoas da aldeia, cada uma com uma reação diferente. “O Jarro” foi filmado com atores não profissionais numa aldeia do escaldante deserto iraniano.

UMA LIÇÃO DE VIDA
Direção: Justin Chadwick
Roteiro: Ann Peacock
Elenco: Oliver Litondo, Naomie Harris, Tony Kgoroge
Produção: Reino Unido, EUA, Quênia, 2009.
Sinopse: O filme, baseado em fatos reais, conta a história do queniano Maruge. Ele, que lutou pela libertação de seu país, chega aos 84 anos determinado a reivindicar um direito que lhe foi negado ao longo de toda a vida. Para isso, vai se juntar às crianças de seis anos de idade e aproveitar sua última chance de ir à escola para aprender a ler e escrever!

ESCRITORES DA LIBERDADE
Direção: Richard Lagravenese
Elenco: Scott Glenn, Hilary Swank, Patrick Dempsey, Imelda Stauton
Produção: EUA, 2007. (102 minutos)
Sinopse: Filme baseado em fatos reais, registrados no livro Diário dos Escritores da Liberdade. Nessa instigante história, a professora Erin Gruwell luta diariamente para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Propõe que eles escrevam suas próprias histórias e ouçam também as experiências dos colegas. É desta forma que uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, revisitar histórias e mudar trajetórias.

JOSÉ E PILAR
Direção: Manuel Gonçalves Mendes
Elenco: José Saramago, Gael Garcia Bernal, Fernando Meirelles
Produção: Espanha, Portugal, Brasil, 2011. (125 minutos)
Sinopse: A relação entre José Saramargo, prêmio Nobel de literatura em 1998, com sua esposa, a jornalista Pilar Del Rio, através do cotidiano do casal.

O DISCURSO DO REI
Direção: Tom Hooper
Roteiro: David Seidler
Elenco: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Geoffrey Rush, Michael Gambon.
Produção: Inglaterra, 2010. (118 minutos)
Sinopse: George VI (Colin Firth), conhecido como Berty, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica do posto em 1936. Despreparado, o novo rei pede o auxílio de um especialista em discursos, Lionel Logue (Geoffrey Rush), para superar seu nervosismo e gagueira. Com o tempo, tornam-se amigos.