sábado, 28 de setembro de 2013

PNE no Senado Federal: A responsabilidade do Estado é menor a cada relatório

Logo_Horizontal_COR_FundoBranco_20abr2012 logo_laranja - Cópia 
POSICIONAMENTO PÚBLICO
PNE NO SENADO FEDERAL:
A RESPONSABILIDADE DO ESTADO É MENOR A CADA RELATÓRIO
Brasil, 23 de setembro de 2013
Fiel às diretrizes deliberadas na Conae-2010 (Conferência Nacional de Educação), processo participativo dedicado a referenciar a construção do PNE (Plano Nacional de Educação), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação manifesta democraticamente seu desacordo com o relatório do Senador Vital do Rego (PMDB-PB) ao PLC 103/2012, apresentado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal. Desde já, e como sempre, a rede se dispõe a discutir o mesmo no intuito de aperfeiçoá-lo, em um processo aberto de negociação com o relator e demais parlamentares daquela Casa. Caso se concretize esse esforço de diálogo imprescindível, sugere o envolvimento do FNE (Fórum Nacional de Educação) neste exercício.
Após a aprovação do PNE na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), em 28 de maio de 2013, a expectativa da sociedade civil era a de contar com um texto na CCJ que corrigisse retrocessos empreendidos na Comissão anterior. Contudo, não foi o que ocorreu. Permanece a tônica de desresponsabilização do Estado brasileiro, especialmente da União, na garantia do acesso à educação pública de qualidade.
No caso da expansão da educação profissional técnica de nível médio (Meta 11) e da educação superior (Meta 12), o texto da Câmara dos Deputados, mais próximo das deliberações da Conae, previa que, no tocante à Meta 11, 50% das novas matrículas exigidas pelo PNE seriam públicas; sendo que na Meta 12, sob o mesmo critério, o patamar seria de 40% das novas vagas ofertadas.
Essa desobrigação, somada à nova redação do parágrafo 5º do Art. 5º dada pelo relator, determinará um contexto em que a expansão de matrículas na educação profissional técnica e na educação superior possa se dar, essencialmente, por meio de programas como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Em que pese o sentido válido de urgência dessas políticas públicas, é incorreto considerar que a ampliação desses programas — ou similares — será capaz de garantir educação de qualidade, colaborando consequentemente com o desenvolvimento socioeconômico do país.
Ainda no âmbito da desresponsabilização do Estado, o relatório do Senador Vital do Rego erra ao suprimir a Estratégia 20.8 que demanda a complementação da União aos Estados e Municípios que não alcançarem, respectivamente, os valores do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial) e do CAQ (Custo Aluno-Qualidade). Com isso, isenta o Governo Federal de cumprir com o estabelecido pelo parágrafo primeiro do Art. 211 da Constituição Federal, que determina que a União “exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”.
Ou seja, além de estar desobrigado de expandir vagas na educação profissional técnica e na educação superior, o Governo Federal, no tocante às matrículas da educação básica regular, permanecerá governando sob programas dedicados à construção de equipamentos públicos, em vez de colaborar decisivamente com a manutenção de matrículas e, consequentemente, com a valorização dos profissionais da educação — questão-chave para a melhoria da qualidade educacional.
Segundo dados da Fineduca (Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação), com base no mecanismo do CAQi, desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a supressão da Estratégia 20.8 abonará a União de transferir, no mínimo, cerca de R$ 50 bilhões/ano aos entes federados. Só a Paraíba, Estado do relator da matéria, deixará de receber, aproximadamente, R$ 1,39 bilhão/ano. Aliás, todos os Estados receberiam recursos, exatamente por estarem com um custo-aluno/ano abaixo do padrão mínimo de qualidade.
Embora já seja vitoriosa na construção do PNE, a sociedade civil não pode se eximir de defender as deliberações da Conae. Mesmo diante do fato de o texto original, encaminhado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2010, ser ainda mais tímido do que as preocupantes versões do Senado Federal, a educação brasileira não pode aceitar um PNE frágil, marcado pela desresponsabilização, aquém daquele aprovado na Câmara dos Deputados. O texto precisa avançar, ao invés de permanecer retrocedendo.
Assim, a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, composta por mais de 200 entidades distribuídas por todo país, solicita a retomada da estratégia 20.8, que demanda — na forma da Lei — a complementação da União ao CAQi e ao CAQ. Além disso, defende o retorno do texto das metas 11, 12 e 20 da Câmara dos Deputados.
Frente à exigência de serviços públicos de qualidade feita nas manifestações de junho, a sociedade brasileira não pode aceitar a perpetuação de matrículas privadas precárias, pagas pelo dinheiro público. Também não deve permitir a baixa participação do Estado brasileiro, especialmente do Governo Federal, na política de educação básica. A tradição de desresponsabilização do Estado brasileiro, especialmente do Governo Central ou da União, precisa ser superada. E o PNE, definido como mecanismo articulador do Sistema Nacional de Educação, após reforma do artigo 214 da Constituição Federal, necessita ser um instrumento legal capaz de responder a esse desafio.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"
Ano X, nº 127 – 24 de setembro de 2013.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MURAL INFORMATIVO
Espaço destinado à divulgação de eventos na área do brincar, promovidos por outras instituições. Envie-nos sugestões que serão selecionadas e oportunamente divulgadas. Atenção: informações detalhadas devem ser obtidas exclusivamente com a instituição promotora. O envio deve ocorrer preferencialmente até o dia 20 de cada mês.

î Especialização em Arte e Educação
Realização: Rede Metodista de Educação do Sul - Instituto Porto Alegre - IPA (RS/BR)
Período: A partir da segunda quinzena de outubro - Inscrições até 27 de setembro de 2013
Local: Porto Alegre, RS/BR
Fone: 0800.541.1100

î II Oficina ao Método Tatadrama - “A arte de brincar e o poder de transformar estão em suas mãos”
Realização: Espaço Events (SP/BR)
Período: 27 a 29 de setembro de 2013
Local: Espaço Events - Rua Arão Adler, 160São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 3768.8727

î Brinquedoteca e as Modalidades de Classificação dos Objetos Lúdicos
Realização: Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri (BR)
Data: 28 de setembro de 2013
Local: ABBri - Rua Guaiçuí, 43, sobreloja, São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 5533.1513

î II Jornada Estadual de Psicologia Escolar
Realização: Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar - CAPE (RS/BR)
Data: 28 de setembro de 2013
Local: Hotel Plaza São Rafael - Salão Nobre - Av. Alberto Bins, 514 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 3516.5681 - 3220.7000

î XVIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SELL
Realização: Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL da Universidade Federal de Rondônia– UNIR (RO/BR)
Período: 02 a 04 de outubro de 2013
Local: Campus de Vilhena - Avenida Rotary Club, 14551 - Vilhena, RO/BR

î Encontro com a Comunidade - “A violência na escola” e “A importância de contar e ouvir histórias para a aprendizagem”
Realização: Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa em Infância e Adolescência - CEAPIA (RS/BR)
Datas: 04 de outubro e 23 de novembro de 2013
Local: CEAPIA - Rua Coronel Bordini, 434, Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 3343.6490

î Curso Análise do Desenho Animado
Realização: Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais CEITEC (BR)
Datas: 05 e 26 de outubro de 2013
Local: Ritter Hotéis - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (48) 3258.2858

î Curso Leitura do Desenho Infantil
Realização: CEITEC (BR)
Datas: 05 e 26 de outubro de 2013
Local: Ritter Hotéis - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (48) 3258.2858

î II Seminário de Creche da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e IX Encontro Nacional da ANUUFEI
Realização: Unidade Educacional Infantil - UEI/ UFRN (RN/BR)
Datas: 07 e 08 de outubro de 2013
Local: Auditório da Reitoria - Natal, RN/BR
Fone: (84) 3215.4255 - 3215.4221 -9411.6161

î Seminário Internacional de Equoterapia e Encontro de Centros de Equoterapia do Rio Grande do Sul
Destacamos a participação da Profa. Dra. Tânia Fortuna coordenadora do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, proferindo a palestra “O Significado do Brincar para o Desenvolvimento a Aprendizagem Humana ao Longo da Vida, demonstrando sua imperiosa necessidade”.
Organização: Centro de Equitação e Equoterapia ManègeLiberté e Associação Nacional de Equoterapia – ANDE (BR)
Datas: 11 e 12 de outubro de 2013
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora do Belém - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 9122.8477 - 9226.7190 – falar com Michele Zawadzki 

î A Formação do Educador Lúdico – curso a distância
Realização: Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos - LABRIMP (SP/BR)
Período: 11 de outubro a 22 de novembro de 2013 - Inscrições até 30 de setembro de 2013
Fone: (11) 3091.3351

î Curso Agentes do Brincar
Organização: Associação Brasileira pelo Direito de Brincar – IPA Brasil (BR)
Período: 14 a 18 de outubro de 2013
Local: Projeto Brincar - Centro Ludens, Rodovia dos Imigrantes, KM 11,5 – Parque Fontes do Ipiranga, Centro de Esporte, Cultura e Lazer, Casa 13 - SP/BR
Fone: (11) 5021.3160

î II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e a IV Jornada de Educação Especial no Campo
Promoção: Departamento de Educação - DED da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (SP/BR)
Período: 15 a 18 de outubro de 2013
Local: UFSCar - campus São Carlos -São Carlos, SP/BR

î XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGAMES) 2013 - Trilha de Cultura
Promoção: Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (BR)
Período: 16 a 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - Rua da Consolação, 930 - São Paulo, SP/BR

î III Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico
Organização: Escola Paulista de Psicologia Avançada - EPPA (SP/BR), Associação Brasileira de Psicoterapia - ABARP (BR), Vetor Editora (BR), Universidade Cruzeiro do Sul (SP/BR)
Período: 16 a 19 de outubro de 2013
Local: Auditório da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Rua Cesário Galeno, 475 - São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 99944.9770

î Curso Dirección de Ludotecas
Realização: Jugar es Crecer: Ludotecas y Juego (MEX)
Período: 17 a 20 de outubro de 2013
Local: México/MEX
Fone: (484) 54 86 13 00

î Psicoanálisis com Ninos y Adolescentes em los Tiempos de la Web

Organização:Asociación Psicoanalítica Argentina - APA(ARG): Departamento de Niños y Adolescentes "Arminda Aberastury" Unidad de Salud Mental del Hospital de Niños "Ricardo Gutiérrez"

     Datas: 18 e 19 de outubro de 2013
     Local: Buenos Aires/ARG
Fone: (5411) 4812.3518 - 4813.1209 

î Curso de Aperfeiçoamento Produção de Material Didático para Diversidade - a distância
Coordenação: Prof. Dr. Nestor André Kaercher - FACED/UFRGS e Profa. Dra. Ivaine Maria Tonini - FACED/UFRGS (RS/BR)
Período: 18 de outubro de 2013 a 11 de junho de 2014 - Inscrições até 30 de setembro de 2013
Fone: (51) 3308.4161

î Oficina "Criatividade e Ludicidade: desenvolvendo possibilidades pedagógicas"
Organização: Brinquedoteca do Centro Universitário da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior - UNIVATES (RS/BR)
Data: 19 de outubro de 2013
Local: Brinquedoteca do Centro Universitário UNIVATES - Prédio 09 - Sala 102 - Rua Avelino Tallini, 171 - Lajeado, RS/BR
Fone: (51) 3714.7000 - ramal 5543

î I Seminário Internacional de Educação - Estudos da Infância
Organização: Projeto Quintal Onde a Infância Brota (BR)
Período: 25 e 26 de outubro de 2013
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana, BA/BR
Fone: (75) 8847.5786 - 9101.3575

î I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais de Educação Social e XI Seminário da Criança Cidadã
Realização: Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PAC), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá - UEM (PR/BR).
Período: 28 de outubro a 01 de novembro de 2013
Local: UEM - Avenida Colombo, 5790, Bloco P03, Prédio BCE, Sala 02 - Maringá, PR/BR
Fone: (44) 3011.4384

î II Congresso Internacional Infâncias e Brinquedos Ontem e Hoje 
Realização: Centro de Aprendizagem, Pesquisa e Extensão - Cultura, Arte e Brinquedo na Educação (CABE) e Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC) da Universidade Federal Fluminense - UFF (RJ/BR)
Período: 4 a 7 de novembro de 2013
Local: Faculdade de Educação da UFF - Campus do Gragoatá - Rua Visconde do Rio Branco 882, bloco D, sala 211 - Niterói, RJ/BR

î II Sarau Educação de Brinquedo
Organização: Brinquedoteca do Centro Universitário UNIVATES (RS/RS)
Data: 05 de novembro de 2013
Local: Brinquedoteca do Centro Universitário UNIVATES - Prédio 09 - Sala 102 - Rua Avelino Tallini, 171 - Lajeado, RS/BR
Fone: (51) 3714.7000 - ramal 5543

î III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Retrospectivas e Perspectivas
Realização: Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sócio Moral (NPDSM) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (PB/BR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) da Universidade Estadual Paulista - UNESP (SP/BR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica (GEPEGRA), da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (RO/BR)
Período: 17 a 20 de novembro de 2013
Local: UFP - Cidade Universitária, João Pessoa, PB/BR
Fone: (83) 3216.7200

î X Seminário Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade
Promoção: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (RS/BR)
Período: 20 a 22 de novembro de 2013
Local: FURG, Rio Grande, RS/BR
Fone: (53) 3293.5101

î “Winnicott en la Clínica de hoy” - XXII Encuentro Latinoamericano sobre el Pensamiento de Donald Winnicott
Comitê Organizador: Guillermo Carvajal, Martha Isabel G. de Rueda e Clara Inés Gómez Ortiz
Período: 21 a 23 de novembro de 2013
Local: Cartagena de Indias/CO

î ANEIS 2013 - Sobredotação: Desafios do Ensino-Aprendizagem em Diferentes Contextos
Organização: Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação - ANEIS (PT) e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP (PT).
Data: 22 e 23 de novembro de 2013
Local: FPCEUP- Porto/PT
Fone: (620 96) 632.59.86 - (620 91) 989.43.09

î XXI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE - Secção Portuguesa) - “Educação, Economia e Território: O Papel da Educação no Desenvolvimento”
Organização: AFIRSE - Secção Portuguesa (PT)
Local: IE/UL - Lisboa, PT
Fone: (351) 21 794.3633 - 21 793.3408

î Exposição Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira
Realização: Serviço Social do Comércio - SESC (SP/BR)
Período: até 02 de fevereiro de 2014
Local: SESC Pompeia - Rua Clélia, 93 - São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 3871.7700

î XIII Conferência Internacional de Ludotecas
RealizaçãoAssociação Internacional de Brinquedoteca - ITLA
Período: 18 a 22 de agosto de 2014
     Local: Seul/KOR

î Notícias Cataventus
·           Agendamento de escolas, instituições ou comunidades para rodas de histórias com contadores voluntários, todas as quartas-feiras na Usina do Gasômetro (RS/BR)
Local: Espaço Cataventus - Rua Barão de Itaqui, 568 - Porto Alegre, RS/BR. Destacamos:
Ø  A Cataventus está precisando de voluntários que queiram juntar-se a eles, para além de contar histórias, fazer várias outras atividades, tais como digitar notas fiscais.

INFORMATIVO QQB - setembro 2013

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"
Ano X, nº 127 – 24 de setembro de 2013.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

MURAL INFORMATIVO
Espaço destinado à divulgação de eventos na área do brincar, promovidos por outras instituições. Envie-nos sugestões que serão selecionadas e oportunamente divulgadas. Atenção: informações detalhadas devem ser obtidas exclusivamente com a instituição promotora. O envio deve ocorrer preferencialmente até o dia 20 de cada mês.

î Especialização em Arte e Educação
Realização: Rede Metodista de Educação do Sul - Instituto Porto Alegre - IPA (RS/BR)
Período: A partir da segunda quinzena de outubro - Inscrições até 27 de setembro de 2013
Local: Porto Alegre, RS/BR
Fone: 0800.541.1100

î II Oficina ao Método Tatadrama - “A arte de brincar e o poder de transformar estão em suas mãos”
Realização: Espaço Events (SP/BR)
Período: 27 a 29 de setembro de 2013
Local: Espaço Events - Rua Arão Adler, 160São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 3768.8727

î Brinquedoteca e as Modalidades de Classificação dos Objetos Lúdicos
Realização: Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri (BR)
Data: 28 de setembro de 2013
Local: ABBri - Rua Guaiçuí, 43, sobreloja, São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 5533.1513

î II Jornada Estadual de Psicologia Escolar
Realização: Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar - CAPE (RS/BR)
Data: 28 de setembro de 2013
Local: Hotel Plaza São Rafael - Salão Nobre - Av. Alberto Bins, 514 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 3516.5681 - 3220.7000

î XVIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SELL
Realização: Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL da Universidade Federal de Rondônia– UNIR (RO/BR)
Período: 02 a 04 de outubro de 2013
Local: Campus de Vilhena - Avenida Rotary Club, 14551 - Vilhena, RO/BR

î Encontro com a Comunidade - “A violência na escola” e “A importância de contar e ouvir histórias para a aprendizagem”
Realização: Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa em Infância e Adolescência - CEAPIA (RS/BR)
Datas: 04 de outubro e 23 de novembro de 2013
Local: CEAPIA - Rua Coronel Bordini, 434, Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 3343.6490

î Curso Análise do Desenho Animado
Realização: Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais CEITEC (BR)
Datas: 05 e 26 de outubro de 2013
Local: Ritter Hotéis - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (48) 3258.2858

î Curso Leitura do Desenho Infantil
Realização: CEITEC (BR)
Datas: 05 e 26 de outubro de 2013
Local: Ritter Hotéis - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (48) 3258.2858

î II Seminário de Creche da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e IX Encontro Nacional da ANUUFEI
Realização: Unidade Educacional Infantil - UEI/ UFRN (RN/BR)
Datas: 07 e 08 de outubro de 2013
Local: Auditório da Reitoria - Natal, RN/BR
Fone: (84) 3215.4255 - 3215.4221 -9411.6161

î Seminário Internacional de Equoterapia e Encontro de Centros de Equoterapia do Rio Grande do Sul
Destacamos a participação da Profa. Dra. Tânia Fortuna coordenadora do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, proferindo a palestra “O Significado do Brincar para o Desenvolvimento a Aprendizagem Humana ao Longo da Vida, demonstrando sua imperiosa necessidade”.
Organização: Centro de Equitação e Equoterapia ManègeLiberté e Associação Nacional de Equoterapia – ANDE (BR)
Datas: 11 e 12 de outubro de 2013
Local: Salão Paroquial Nossa Senhora do Belém - Porto Alegre, RS/BR
Fone: (51) 9122.8477 - 9226.7190 – falar com Michele Zawadzki 

î A Formação do Educador Lúdico – curso a distância
Realização: Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos - LABRIMP (SP/BR)
Período: 11 de outubro a 22 de novembro de 2013 - Inscrições até 30 de setembro de 2013
Fone: (11) 3091.3351

î Curso Agentes do Brincar
Organização: Associação Brasileira pelo Direito de Brincar – IPA Brasil (BR)
Período: 14 a 18 de outubro de 2013
Local: Projeto Brincar - Centro Ludens, Rodovia dos Imigrantes, KM 11,5 – Parque Fontes do Ipiranga, Centro de Esporte, Cultura e Lazer, Casa 13 - SP/BR
Fone: (11) 5021.3160

î II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e a IV Jornada de Educação Especial no Campo
Promoção: Departamento de Educação - DED da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (SP/BR)
Período: 15 a 18 de outubro de 2013
Local: UFSCar - campus São Carlos -São Carlos, SP/BR

î XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGAMES) 2013 - Trilha de Cultura
Promoção: Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (BR)
Período: 16 a 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - Rua da Consolação, 930 - São Paulo, SP/BR

î III Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico
Organização: Escola Paulista de Psicologia Avançada - EPPA (SP/BR), Associação Brasileira de Psicoterapia - ABARP (BR), Vetor Editora (BR), Universidade Cruzeiro do Sul (SP/BR)
Período: 16 a 19 de outubro de 2013
Local: Auditório da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Rua Cesário Galeno, 475 - São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 99944.9770

î Curso Dirección de Ludotecas
Realização: Jugar es Crecer: Ludotecas y Juego (MEX)
Período: 17 a 20 de outubro de 2013
Local: México/MEX
Fone: (484) 54 86 13 00

î Psicoanálisis com Ninos y Adolescentes em los Tiempos de la Web

Organização:Asociación Psicoanalítica Argentina - APA(ARG): Departamento de Niños y Adolescentes "Arminda Aberastury" Unidad de Salud Mental del Hospital de Niños "Ricardo Gutiérrez"

     Datas: 18 e 19 de outubro de 2013
     Local: Buenos Aires/ARG
Fone: (5411) 4812.3518 - 4813.1209 

î Curso de Aperfeiçoamento Produção de Material Didático para Diversidade - a distância
Coordenação: Prof. Dr. Nestor André Kaercher - FACED/UFRGS e Profa. Dra. Ivaine Maria Tonini - FACED/UFRGS (RS/BR)
Período: 18 de outubro de 2013 a 11 de junho de 2014 - Inscrições até 30 de setembro de 2013
Fone: (51) 3308.4161

î Oficina "Criatividade e Ludicidade: desenvolvendo possibilidades pedagógicas"
Organização: Brinquedoteca do Centro Universitário da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior - UNIVATES (RS/BR)
Data: 19 de outubro de 2013
Local: Brinquedoteca do Centro Universitário UNIVATES - Prédio 09 - Sala 102 - Rua Avelino Tallini, 171 - Lajeado, RS/BR
Fone: (51) 3714.7000 - ramal 5543

î I Seminário Internacional de Educação - Estudos da Infância
Organização: Projeto Quintal Onde a Infância Brota (BR)
Período: 25 e 26 de outubro de 2013
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana, BA/BR
Fone: (75) 8847.5786 - 9101.3575

î I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais de Educação Social e XI Seminário da Criança Cidadã
Realização: Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PAC), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá - UEM (PR/BR).
Período: 28 de outubro a 01 de novembro de 2013
Local: UEM - Avenida Colombo, 5790, Bloco P03, Prédio BCE, Sala 02 - Maringá, PR/BR
Fone: (44) 3011.4384

î II Congresso Internacional Infâncias e Brinquedos Ontem e Hoje 
Realização: Centro de Aprendizagem, Pesquisa e Extensão - Cultura, Arte e Brinquedo na Educação (CABE) e Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC) da Universidade Federal Fluminense - UFF (RJ/BR)
Período: 4 a 7 de novembro de 2013
Local: Faculdade de Educação da UFF - Campus do Gragoatá - Rua Visconde do Rio Branco 882, bloco D, sala 211 - Niterói, RJ/BR

î II Sarau Educação de Brinquedo
Organização: Brinquedoteca do Centro Universitário UNIVATES (RS/RS)
Data: 05 de novembro de 2013
Local: Brinquedoteca do Centro Universitário UNIVATES - Prédio 09 - Sala 102 - Rua Avelino Tallini, 171 - Lajeado, RS/BR
Fone: (51) 3714.7000 - ramal 5543

î III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Retrospectivas e Perspectivas
Realização: Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sócio Moral (NPDSM) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (PB/BR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) da Universidade Estadual Paulista - UNESP (SP/BR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica (GEPEGRA), da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (RO/BR)
Período: 17 a 20 de novembro de 2013
Local: UFP - Cidade Universitária, João Pessoa, PB/BR
Fone: (83) 3216.7200

î X Seminário Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade
Promoção: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (RS/BR)
Período: 20 a 22 de novembro de 2013
Local: FURG, Rio Grande, RS/BR
Fone: (53) 3293.5101

î “Winnicott en la Clínica de hoy” - XXII Encuentro Latinoamericano sobre el Pensamiento de Donald Winnicott
Comitê Organizador: Guillermo Carvajal, Martha Isabel G. de Rueda e Clara Inés Gómez Ortiz
Período: 21 a 23 de novembro de 2013
Local: Cartagena de Indias/CO

î ANEIS 2013 - Sobredotação: Desafios do Ensino-Aprendizagem em Diferentes Contextos
Organização: Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação - ANEIS (PT) e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP (PT).
Data: 22 e 23 de novembro de 2013
Local: FPCEUP- Porto/PT
Fone: (620 96) 632.59.86 - (620 91) 989.43.09

î XXI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE - Secção Portuguesa) - “Educação, Economia e Território: O Papel da Educação no Desenvolvimento”
Organização: AFIRSE - Secção Portuguesa (PT)
Local: IE/UL - Lisboa, PT
Fone: (351) 21 794.3633 - 21 793.3408

î Exposição Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira
Realização: Serviço Social do Comércio - SESC (SP/BR)
Período: até 02 de fevereiro de 2014
Local: SESC Pompeia - Rua Clélia, 93 - São Paulo, SP/BR
Fone: (11) 3871.7700

î XIII Conferência Internacional de Ludotecas
RealizaçãoAssociação Internacional de Brinquedoteca - ITLA
Período: 18 a 22 de agosto de 2014
     Local: Seul/KOR

î Notícias Cataventus
·           Agendamento de escolas, instituições ou comunidades para rodas de histórias com contadores voluntários, todas as quartas-feiras na Usina do Gasômetro (RS/BR)
Local: Espaço Cataventus - Rua Barão de Itaqui, 568 - Porto Alegre, RS/BR. Destacamos:
Ø  A Cataventus está precisando de voluntários que queiram juntar-se a eles, para além de contar histórias, fazer várias outras atividades, tais como digitar notas fiscais.