segunda-feira, 25 de março de 2013

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 19/3/2013, Seção 1, Pág. 10.


 
Temos lutado para nos afirmarmos enquanto Sistema de Ensino e para que isto se configure cada vez mais, precisamos que outras Políticas sejam pensadas para mulheres, crianças e adolescentes, que não são do campo educacional.
A questão do funcionamento ou não da Educação Infantil em período de férias tem sido bastante polêmica, e as vezes controversa, pois acaba sendo uma medida paliativa que não resolve o problema nem de um e nem do outro, pois não se discuti o mais importante que são as Políticas Públicas pensadas  para que as mulheres/homens/famílias possam educar e cuidar de seus filhos, quando não estão nas instituições de Educação Infantil.
Mas se queremos que a Educação Infantil se configure como educação, ofertada com a qualidade que nossas crianças têm direito e de acordo com o Art. 5º das DCNEIS, temos que discutir o que é de competência da Educação, da Assistência Social, da Justiça e da Saúde.
As Políticas Públicas devem ser pensadas no seu conjunto e cada uma no seu campo de atuação. Bom, temos mais uma legislação homologada que reafirma o campo da educação infantil como Sistema de Ensino.
O Parecer do CNE/CEB Nº 23/2012 - Reexame do Parecer CNE/CEB nº 8/2011, que trata da admissibilidade de períodos destinados a férias e a recesso em instituições de Educação Infantil, foi homologado.
Em anexo, envio os dois Pareceres para conhecimento de tod@s
 

PARECER HOMOLOGADO
Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 19/3/2013, Seção 1, Pág. 10.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Campanha participa de Audiência Pública no Senado sobre vinculação dos Royalties à educação


Campanha participa de Audiência Pública no Senado sobre vinculação dos recursos do petróleo à educação
Tema está sendo debatido em Comissão Mista, reunindo senadores e deputados federais. A votação da matéria deverá ocorrer entre abril e maio deste ano. O relator da matéria, Carlos Zarattini (PT-SP), deverá apresentar seu relatório no dia 4 de abril.
Brasil, 18 de março de 2013.
Convidado pela Comissão Mista da Medida Provisória (MPV) 592/2012, o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, defenderá amanhã, 19 de março, em audiência pública no Senado Federal, a vinculação de todos os recursos advindos da exploração do petróleo às políticas públicas educacionais.
Na oportunidade, o porta-voz da Campanha exibirá os limites da redação original da MPV 592/2012, editada pela presidenta Dilma Rousseff, e apresentará estimativas sobre o volume de recursos decorrentes do petróleo, que podem beneficiar a educação pública, caso a referida MP seja devidamente alterada e aprovada.
Sobre o tema, o FNE (Fórum Nacional de Educação), espaço de interlocução entre a sociedade civil e os governos  do qual a Campanha Nacional pelo Direito à Educação é membro titular, mobiliza uma petição eletrônica que defende a vinculação de todos os recursos acumulados pela exploração do petróleo à educação.
Também participarão da Audiência Pública a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriand e representantes da (CNM) Confederação Nacional dos Municípios e da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo).
Agenda: 19 de março, terça-feira.
Local: Sala 3 da ala Alexandre Costa, Senado Federal.
Horário: 14h30.

quinta-feira, 7 de março de 2013

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2013 - De 21 a 28 de abril – em todo o Brasil


SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2013 - De 21 a 28 de abril – em todo o Brasil
Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!
Ter bons educadores e educadoras é um direito da sociedade

ATENÇÃO: faça seu pedido de materiais até 13 de março! (Clique aqui)

Brasil, 6 de março de 2013.

Caras e caros companheir@s de todo o Brasil,

Como já sabem de informes anteriores, em 2013 nossa Semana de Ação Mundial tratará de valorização dos profissionais da educação, com destaque para as professoras e professores.

É um tema difícil, pois o discurso de senso comum das últimas décadas tende a culpar os docentes pelos maus resultados dos indicadores educacionais; ou a vê-los simplesmente como vítimas das más condições estruturais dos sistemas educativos. Mas, se o tema da SAM 2013 representa um desafio, faremos disso uma oportunidade para discutir a ideia de que valorizar as professoras, professores e demais profissionais da educação é uma causa de todos nós, pois sem eles o Brasil não conseguirá garantir o direito humano à educação pública e de qualidade para todos!

Com o apoio e a participação de várias organizações que compõem o Comitê Técnico da SAM, nossa equipe está trabalhando na produção de materiais bem bonitos e inspiradores para subsidiar as atividades que serão realizadas em todo o Brasil entre os dias 21 e 28 de abril de 2013. Como sempre, teremos cartazes, folder e manual com orientações e sugestões de atividades, além de algumas publicações. Também teremos o blog da SAM 2013:https://semanaacaomundial2013.wordpress.com

Todo mundo pode participar! Alunos(as), professoras(es) e funcionários(as) da creche à universidade, gestores(as) e conselheiros(as), famílias, artistas, ativistas, e quem mais quiser debater a relação entre o direito de aprender e o direito de ensinar, ou seja, a importância de ter profissionais da educação realmente valorizados trabalhando nas creches e escolas públicas.

Pessoas e grupos de todo o Brasil já se cadastraram para receber os materiais da SAM. E você? O que pretende fazer em seu local? Participe! Dê sua sugestão, tire suas dúvidas, discuta suas ideias conosco. Veja abaixo como participar.

Um forte abraço de toda nossa equipe e esperamos manter intenso contato nas próximas semanas!

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Iracema Nascimento – Coordenadora Executiva
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
  
Para receber os materiais da SAM, que são distribuídos gratuitamente, é necessário enviar, por email (sam@campanhaeducacao.org.br), os seguintes dados:

- nome da organizações/instituição:
- nome da pessoa responsável pelo pedido e pelas atividades da SAM 2013 na organização:
- tipo de atividade que pretende desenvolver, onde e quando:
- endereço completo (rua, número, bairro, CEP, cidade/UF):
- telefone com DDD:
- email:
- Estimativa do público participante:
- com quantas escolas (ou qualquer outra organização) pretende trabalhar
- com quantos profissionais da educação pretende trabalhar. 
Importante!
·         O prazo para envio de pedidos é 13 de março, para viabilizar a chegada do material na primeira semana de abril.
·         É essencial que os pedidos contenham a estimativa de público para que possamos calcular a quantidade de materiais e atender a todos da melhor maneira.
Contatos da SAM
Tel.:(11) 3159-1243 (fixo, Embratel) e (11) 98156-0246 (celular - TIM)
Skype: campanhaeducacaobrasil



Tema e materiais: Valorização dos profissionais da educação
Dentro desse enorme e complexo tema, elegeremos alguns focos mais específicos e urgentes de nosso contexto nacional. Como é de praxe, queremos produzir materiais caprichados para contribuir com as discussões e atividades que serão realizadas em todo o país durante a SAM. Teremos o cartaz, o folder, o manual de orientações e o blog. Serão distribuídos materiais impressos, mas eles também estarão disponíveis no blog para serem baixados. Além disso, incluiremos no pacote outras publicações relacionadas ao tema, elaboradas pela Campanha e por parceiros.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil

Desenvolvido pela Fundação Telefônica, através da Rede Promenino (www.promenino.org.br), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (www.mpt.gov.br), contando com a gestão executiva do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor – CEATS (www.ceats.org.br), da Fundação Instituto de Administração (FIA).

O curso, totalmente online, é oferecido aos educadores de ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, e tem como objetivo contribuir para a efetivação da Lei Federal 11.525, que incluiu, no currículo do ensino fundamental, conteúdos que tratem dos direitos de crianças e adolescentes, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O foco da capacitação é informar, formar e mobilizar educadores, alunos e comunidades para que atuem no combate ao trabalho infantil em nosso país, tanto em ações diretas, quanto na formação de uma cultura de direitos em que o trabalho infantil não seja aceito como natural e positivo.

Com três meses de duração e 60 horas de carga horária, o curso conta com vídeo aulas gravadas por grandes especialistas em direitos e deveres de crianças e adolescentes, parte deles, inclusive, redatores do ECA.

A formação se inicia em 2 de abril e termina em 24 de junho de 2013. As inscrições estarão abertas até 1º de abril, ou até o preenchimento das vagas disponíveis. Você pode fazer a sua inscrição clicando no link abaixo, ou copiando o mesmo na barra de endereços do programa que usa para acessar a internet.

http://ecti2.fundacaotelefonica.com/users/new?code=6280855111398&cat=55

segunda-feira, 4 de março de 2013

Organizações que defendem direito humano à educação na América Latina participam de intercâmbio de experiências em São Paulo

Organizações que defendem direito humano à educação na América Latina participam de intercâmbio de experiências em São Paulo 

Encontro da Clade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação) reúne 60 delegados de mais de 15 países em São Paulo. Debate inaugural, do dia 5 de março, será aberto ao público e realizado em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação
De 5 a 8 de março, reúnem-se em São Paulo as coalizões que fazem parte da Clade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação). Realizado no âmbito do projeto Fresce (Fundo Regional da Sociedade Civil para a Educação), o evento tem como objetivo possibilitar a troca de experiências e aprendizagens entre pessoas e organizações que defendem o direito humano à educação na região.
O debate inaugural, aberto ao público, “Agendas de luta pelo Direito Humano à Educação” (5 de março), será realizado em parceria estratégica com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Idevaldo Bodião, integrante do Comitê Cearense, apresentará a experiência da Campanha no processo de incidência política pela elaboração e aprovação do Plano Nacional de Educação. O debate abordará os desafios e tendências das políticas educacionais em diferentes países da América Latina, assim como em outras partes do mundo.
Durante o encontro, também serão discutidos, entre outros temas, desafios como financiamento educativo, práticas discriminatórias, educação em direitos humanos, indicadores para a avaliação da educação e valorização docente. Além disso, os participantes compartilharão experiências concretas e estratégias de incidência em políticas educacionais, debatendo desafios para a participação efetiva da sociedade civil nos espaços decisórios.  
Encontro Internacional: Agendas de Luta pelo Direito Humano à Educação
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo)
Quando: 5 de Março de 2013, 19h30.
Não é necessário fazer inscrição

domingo, 3 de março de 2013

VANUSA - MANHÃS DE SETEMBRO



ESPECIALMENTE AS MULHERES NO NOSSO MÊS!!!

HOMENS,


Tome muito cuidado ao fazer chorar uma mulher...
Pois Deus conta as suas lágrimas!!

Uma nova Mulher (Simone) & Mudanças (Vanusa)



ESPECIALMENTE AS MULHERES NO NOSSO MÊS!!!

HOMENS,


Tome muito cuidado ao fazer chorar uma mulher...
Pois Deus conta as suas lágrimas!!

Mulher Nova, Bonita Carinhosa - Zé Ramalho



ESPECIALMENTE AS MULHERES NO NOSSO MÊS!!!

HOMENS,


Tome muito cuidado ao fazer chorar uma mulher...
Pois Deus conta as suas lágrimas!!

A ALMA DE MULHER. { Zé Ramalho


ESPECIALMENTE ÀS MULHERES NO NOSSO MÊS!!!

HOMENS,


Tome muito cuidado ao fazer chorar uma mulher...
Pois Deus conta as suas lágrimas!!

Zé Ramalho ( sinônimo ) DVD original

sábado, 2 de março de 2013

Fórum Nacional de Educação divulga nota pública sobre o PNE


Fórum Nacional de Educação divulga nota pública sobre o PNE
No documento, FNE analisa o último relatório do Plano Nacional de Educação (PNE), apresentado pelo senador José Pimentel (PT-CE), relator da matéria, e reafirma a necessidade de mais investimentos na área.
Brasil, 1 de março de 2013.

FORÚM NACIONAL DE EDUCAÇÃO - FNE
11ª NOTA PÚBLICA 
Brasília, 27 de fevereiro de 2013.
O Fórum Nacional de Educação (FNE), instituído pela Portaria nº. 1.407/2010, órgão de Estado e espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e os governos, reivindicação histórica da comunidade educacional e resultado de deliberação da Conferência Nacional de Educação (CONAE-2010), defende a necessidade da ampliação de recursos para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), tendo em vista a consagração do direito à educação com qualidade social. Para tanto, considera urgente a necessidade do Brasil estabelecer novas fontes para o adequado financiamento da educação pública.
Com esse objetivo, após analisar o relatório substitutivo ao Projeto de Lei (PLC) 103/2012, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década, apresentado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal pelo relator da matéria, Senador José Pimentel (PT-CE), o pleno do Fórum Nacional de Educação, em sua reunião ordinária de 27/02/2013, deliberou e decidiu tornar pública a defesa dos seguintes pontos:
1. O investimento público, que deve alcançar o patamar de 10% do PIB em dez anos, diferentemente do que foi proposto pelo supracitado relator, deve ser destinado, exclusivamente, aos estabelecimentos públicos de educação, redes e sistemas públicos de ensino, tal como foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
2. É necessário manter a meta intermediária de investimento público em educação pública na ordem de 7% do PIB no quinto ano de vigência do PNE, proposta extraída pelo relatório do Senador Pimentel.
3. A expansão de vagas na educação básica, educação profissional e educação superior deve se dar nos estabelecimentos públicos de ensino.
4. A importância de ser mantida e reiterada no texto a necessidade de destinação de, no mínimo, 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal para a educação pública, além de todos os royalties, bônus e participações especiais advindas da exploração do petróleo e demais minérios, com o objetivo de viabilizar o patamar de investimento público em educação pública na ordem de 10% do PIB durante a próxima década da educação.
5. No tocante à meta 4, que trata da educação especial, em respeito às deliberações da CONAE 2010, o FNE solicita ao relator e aos demais Senadores a retomada da redação original do PL 8.035/2010, visando assegurar a inclusão das pessoas com deficiências na rede regular de ensino.
Defender medidas de financiamento adequado da educação pública na nova lei que estabelecerá as metas e estratégias para a área nos próximos dez anos tem como objetivo garantir que o Estado brasileiro cumpra com seu dever em garantir o direito à educação para cada cidadão e cada cidadã, com a qualidade social.
Reafirmamos, novamente, a necessidade premente da aprovação imediata do PNE, ressalvados os conteúdos publicados nas notas do FNE, que visam fazer serem respeitadas as deliberações da CONAE 2010, vigoroso processo democrático que envolveu, em suas etapas municipais, estaduais, distrital e nacional, mais de 4 milhões de pessoas no debate sobre os rumos e desafios da educação brasileira.
Portanto, as entidades que integram o FNE, respeitando a soberania e a independência do Poder Legislativo, deliberam estas recomendações aprovadas pelo Pleno do Fórum Nacional de Educação, reunido no dia 27/02/2013, na Sala de Atos do prédio do Ministério da Educação.

sexta-feira, 1 de março de 2013

CNTE esclarece decisão do STF sobre piso do magistério


CNTE esclarece decisão do STF sobre piso do magistério

Brasil, 28 de fevereiro de 2013.
A CNTE lamenta a abordagem conferida pelos meios de comunicação à decisão do julgamento dos Embargos de Declaração opostos pelos Governadores à decisão de mérito da ADIn 4.167, que considerou a Lei do Piso constitucional, uma vez que a mesma tende a gerar interpretações contrárias ao cumprimento integral, imediato e, inclusive, retroativo da Lei 11.738.
Neste sentido, a CNTE esclarece o seguinte:
1. No julgamento dos Embargos, em 27 de fevereiro de 2013, o STF negou, na íntegra, o pedido dos Governadores para postergar a aplicação do piso salarial na forma de vencimento inicial das carreiras de magistério em mais um ano e meio, solicitação esta constante nos Embargos do Governador do Rio Grande do Sul.
2. A Corte esclareceu os estados e municípios sobre a vigência do piso como vencimento inicial das carreiras de magistério (sem qualquer tipo de gratificação ou abono), sendo esta a data do julgamento de mérito da ADIn 4.167, ou seja, 27 de abril de 2011.
3. Em consequência desta segunda decisão, os estados e municípios estão isentos de qualquer passivo retroativo no tocante ao pagamento do piso como vencimento de carreira (não cabem ações judiciais para requerer os impactos dos valores nominais do piso nos planos de carreira, entre julho de 2008 e abril de 2011).
4. Ao contrário do que tem divulgado a mídia, os gestores que não cumpriram o valor nominal do piso entre 2009 e abril de 2011, ainda que na forma de gratificações – como determinou a decisão cautelar do STF proferida em 17 de dezembro de 2008 –, estão sujeitos sim a ações judiciais para pagamento da diferença nominal sobre o piso nacional praticado à época, uma vez que descumpriram uma medida de caráter vinculante do STF.
5. A decisão liminar do STF, de 2008, teve caráter erga omnes (obrigatória a toda administração pública) e sua vigência estendia-se até o julgamento do mérito da ADIn 4.167. Portanto, o piso na qualidade de vencimento inicial de carreira teve vigência a partir de abril de 2011, porém sua referência nominal (podendo ser paga mediante gratificações) teve validade entre a sanção da Lei 11.738 (em 17 de julho de 2008) até o dia 27 de abril de 2011, quando o STF julgou o mérito da ADIn 4.167.
6. Para a CNTE, os trabalhadores obtiveram pleno êxito na ADIn 4.167, até porque a Lei 11.738 estabelecia prazo de três anos para a integralização do valor do piso como vencimento inicial de carreira, prazo este que terminou em 31 de dezembro de 2010, quatro meses antes do julgamento de mérito do STF que determinou a vigência integral do valor do piso na forma de vencimento das carreiras de magistério em todo país.
A CNTE aproveita a oportunidade para reiterar a convocação de todos os trabalhadores em educação do país, e a sociedade em geral, para a paralisação nacional dos dias 23 a 25 de abril pelo cumprimento integral da Lei do Piso, inclusive com a destinação mínima de 1/3 da jornada de trabalho do/a professor/a para hora-atividade (trabalhos extraclasses).
A recente decisão do STF fortalece a nossa luta, na medida em que nenhum gestor pode mais alegar pendências no julgamento do STF para deixar de aplicar integralmente a Lei do Piso.
Contamos com a força de todos/as!
CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
Fonte: CNTE