terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DANIEL CARA, Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação é eleito personalidade da educação em 2012


Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação é eleito personalidade da educação em 2012
Mobilizações pelo financiamento adequado da educação pública, pela aprovação do PNE e pela Lei das Cotas garantem ao coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação a conquista da enquete “Personalidade da Educação em 2012”.
Brasil, 5 de fevereiro de 2013.
Revista Nova Escola realizou nas duas últimas semanas de janeiro uma enquete dedicada a escolher a personalidade que mais colaborou com a educação em 2012.
Contabilizando mais de 14 mil votos, a votação apontou na última sexta-feira (1/2) Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, como vencedor, com 4969 votos (34, 25%). Cara participou da enquete ao lado de outras nove personalidades, escolhidas pela equipe da Revista Nova Escola. A estudante Isadora Faber, autora do Diário de Classe, ficou em segundo lugar com 4352 votos (29,99%) votos e a educadora Dagmar Rivieri (a Tia Dag), ocupou a terceira colocação, com 4196 (28,92%).
Participaram, ainda, a educadora Cybele Amado (2,59%), a ativista e estudante paquistanesa Malala Yousafzai (1,83%), o ex-ministro da educação e atual prefeito de São Paulo Fernando Haddad (0,82%), o ministro da Educação Aloizio Mercadante (0,57%), o educador estadunidense Salman Khan (0,48%), a secretaria de educação do Rio de Janeiro Cláudia Costin (0,34%) e o especialista em educação Gustavo Ioschpe (0,22%). (Confira o resultado completo clicando aqui)
Vitória da rede da Campanha
Para o coordenador geral da Campanha, Daniel Cara, o resultado da enquete representa “uma vitória coletiva, que consagra o campo que luta pelo direito à educação pública com financiamento adequado, gestão democrática e valorização dos profissionais da educação”. O reconhecimento público do trabalho realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação é resultado de todas as conquistas que a rede acumulou em 2012. Coordenando o movimento “PNE pra Valer!”, a rede liderou a sociedade civil em sua incidência para a aprovação, na Câmara dos Deputados, do patamar de investimento equivalente a 10% do PIB em educação pública como meta do novo PNE (Plano Nacional de Educação). Outra conquista importante foi a aprovação do Projeto de Lei (PCL) 180/2008, em 7 de agosto. Sancionado pela presidenta Dilma Rousseff na forma da Lei nº 12.711/2012, a chamada Lei das Cotas, destina 50% das vagas das universidades federais e cursos tecnológicos federais a estudantes de escolas públicas, combinando sociais e raciais.
A Campanha conquistou, ainda, a derrubada do Recurso 162/2012, que tentava adiar a ida do PNE para o Senado Federal. O recurso caiu no dia 4 de setembro, após intensa mobilização junto a deputados da Câmara, além de uma bem-sucedida petição virtual pelo Avaaz, que contabilizou mais de 6 mil assinaturas. Em 2012, a rede participou também da construção de um acordo envolvendo CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para o estabelecimento de mecanismos que garantam valorização real do magistério, por meio de uma nova fórmula para o reajuste da Lei do Piso.
Mobilização pelas redes sociais
Durante os 15 dias da enquete, diversos ativistas da educação, professores, estudantes e demais interessados estiveram envolvidos em mobilizações via redes sociais. A Campanha utilizou sua página oficial do Facebook e listas de email para a divulgação da enquete, o que alcançou mais de 4 mil pessoas, entre compartilhamentos, likes e comentários de imagens relativas à enquete.
Depoimentos e congratulações
Foram recebidos depoimentos de diversas localidades do Brasil. A rede da Campanha é formada por mais de 200 entidades distribuídas por todo o país. Entre muitos, apenas alguns estão destacados.
“Parabéns pelo reconhecimento à sua dedicação e ao seu trabalho à frente do movimento "PNE pra Valer!" e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O título “Personalidade da Educação em 2012” é o retrato de um trabalho que se iniciou antes da Coneb em 2008 e que continuará a ser feito no Senado Federal. A Undime se orgulha de integrar essa roda desde seu início e de partilhar com você e com os demais “campanheiros” todos os momentos de luta, de anseio e de esperança.” (Cleuza Rodrigues Repulho, presidenta da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
“Parabéns, companheiro. É um justo reconhecimento de quem luta por uma educação pública, gratuita e com qualidade social.” (Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE – Confederação dos Trabalhadores em Educação).
“Daniel, com muita alegria, a Uncme (União dos Conselhos Municipais de Educação) parabeniza principalmente a sua luta, entusiasmo e compromisso pelo direito à Educação que se materializa na garra por um PNE arrojado na qualificação do processo educacional brasileiro e no combate às desigualdades sociais.” (Iêda Nogueira, presidente nacional da Uncme).
“Parabéns para a Campanha e para o movimento "PNE pra Valer!”(Mariete Félix, Membro do Comitê Diretivo do Mieib – Movimento Interfóruns de Educação no Brasil).
“Penso que, através do seu nome, a vitória é de todos que estiveram empenhados, participando das conferências nas suas cidades, nos seus estados, na CONAE 2010 e, depois, nos enfrentamenos no Congresso Nacional, que ainda não terminou. Foi uma vitória importante para a Campanha e para o movimento "PNE pra Valer!". Parabéns para todo mundo. (Idevaldo Bodião, professor e ativista da Campanha no Ceará).
“Parabéns ao Daniel, que mostrou para o Brasil como é importante lutar politicamente pela garantia do direito è educação pública de qualidade. Que mostrou que o direito só se efetiva com políticas, com um executivo e um legislativo andando juntos com a sociedade para efetivação deste direito e a consolidação de uma política que se realize em cada município em cada escola, com cada estudante deste nosso país. Parabéns a toda a Campanha Nacional pelo Direito à Educação , da equipe de coordenação à base da militância campanheira, que mostraram que sabem fazer mobilização popular pela educação. (Liz Ramos, ativista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em Pernambuco).
“Parabéns, Daniel. É uma vitória tua, mas também do PNE, que foi o campo em que você jogou todo o seu conhecimento e técnica, habilidade e destreza, convicção e esforço. A tua vitória é a vitória da causa que defendeste. E da qual tantas pessoas participaram”. (Vital Didonet, coordenador da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).
“Daniel Cara, enquete pela internet mede força de mobilização. Nós a temos e demonstramos isso elegendo nosso representante. A vitória de nosso candidato é uma vitória de todos que acreditam na qualidade social resultante e resultando em um projeto democrático e republicano de educação pública. A vitória de uma educação que não se calca no tecnicismo, na submissão e nem na desigualdade social. Como pesquisadora, educadora e militante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) percebo que ganhamos nos fortalecemos com essa ação.Parabéns, Cara! Você visibilizou mais ainda a nossa cara”. (Analise da Silva, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e ativista do movimento dos fóruns de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional Direito Educação, um grande parceiro da Aliança pela Infância e uma organização exemplo de luta pela educação pública de qualidade no Brasil, é nomeado "Personalidade da Educação em 2012" na enquete da Revista Nova Escola. Parabéns por mais essa conquista na Campanha na corrida incessante pela educação de qualidade para nossas crianças. Vale a pena conhecer e apoiar essa rede!”. (Aliança pela Infância em sua página do Facebook).
Parabéns ao Daniel Cara pelo reconhecimento à sua dedicação! Foi, sem dúvida, merecido! Agradeço a todos a quem pedi votos e que votaram. Mais do que reconhecimento pessoal (merecido), o nome do Daniel é o reconhecimento de um movimento organizado da sociedade civil muito comprometido com as questões sociais e a educação brasileira! (Adriano Gosuen, ativista).
"O título de Personalidade da Educação em 2012 faz jus a sua seriedade profissional e dedicação militante em prol da Educação Pública. Parabéns." (Deputada Federal Fátima Bezerra, PT/RN)

"Parabéns, Daniel! Você merece!" 
(Raquel Teixeira, Professora Titular de Linguística da Universidade Federal de Goiás e ex-Deputada Federal pelo PSDB/GO)

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.

Meus Amigos, 

Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online: 

«Revisão das leis que regulamentam bares e casas noturnas no Estado do Rio Grande do Sul» 

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N35305 

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras. 

Assina o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N35305 e divulga-o por teus contatos. 

Obrigado.
Maria Luiza Rodrigues Flores

Esta mensagem foi enviada por Maria Luiza Rodrigues Flores (malurflores@gmail.com), através do serviço http://www.peticaopublica.com.br em relação ao abaixo-assinadohttp://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N35305

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (29) um pacote de ações do governo federal para promover a educação nos municípios do país

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (29) um pacote de ações do governo federal para promover a educação nos municípios do país. Entre elas, a construção de creches pré-moldadas com entrega em prazo reduzido, mais recursos para prefeituras que matricularem crianças beneficiárias do Bolsa-Família em creches, e a entrega de mais 2 mil ônibus para transporte escolar em áreas rurais.
“Não existe herança melhor para o nosso país do que a execução de projetos que invistam na educação da nossa população”, afirmou. O ministro também reiterou o compromisso assumido pela presidenta Dilma, durante o encontro com os prefeitos na segunda-feira (28), de destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação.
“É preciso que o Brasil entenda que esta é uma riqueza não renovável, que as futuras gerações não terão acesso, e que nós precisamos dar a ela um destino nobre, que mude a realidade do país. E o melhor caminho para mudarmos a nossa realidade é vincularmos 100% dos recursos dos royalties para a educação”, destacou.
As novas creches que podem ser instaladas nos munícipios têm prazo de entrega de seis meses. Antes, pela maneira tradicional, o tempo de construção das unidades chegava a um ano e seis meses. Em relação aos recursos destinados às prefeituras, o ministro destacou que o governo vai repassar o valor de 50% a mais de recursos do Fundeb para cada criança matriculada em creche, de família beneficiada pelo Bolsa-Familia. Nesse caso, os recursos da merenda escolar também aumentam em 66% por criança.
Educação Integral - A meta do governo era atingir até o final de 2014, 30 mil escolas com educação integral. Esse número foi alcançado ainda em 2012. Para o ministro Mercadante, a meta agora é chegar a 60 mil escolas..
O ministro também anunciou que, a partir de agora, o MEC vai passar a ofertar cobertura para quadras esportivas em escolas com mais de 100 alunos. Antes, apenas as com 500 alunos tinham o benefício.
Tablets - O MEC já começou a distribuir cerca de 600 mil tablets aos professores do ensino médio, 24 estados já aderiram ao programa. “Vamos colocar muito conteúdo nesses tablets. Pela primeira vez na história, por exemplo, todos os livros didáticos vão ser digitalizados”, destacou. Ele afirmou ainda que as aulas mundialmente conhecidas do professor Salman Khan, nas disciplinas de matemática, química, física e biologia, também estarão nos tablets.  
Héber Carvalho

Fonte: www.informes.org.br